Herdade de Gâmbia
- 1917 -
Reserva Natural do
Estuário do Sado
Agricultura
Ao longo de noventa e sete anos as condições de produção e de mercado sofreram grandes alterações, dando origem a ciclos produtivos, no que refere as atividades não florestais, exigindo da empresa grande rigor e disciplina no planeamento e gestão.
Pela Herdade de Gâmbia passaram a orizicultura, a floricultura, a produção de horto-industriais em estufa e a fruticultura; todas as atividades exigiram no seu tempo investimento em infraestruturas e tecnologias adequadas. Estes ciclos produtivos foram chegando ao seu termo, por razões de economia de escala ou de mercado deixando de ser economicamente interessantes, dando aso à implementação de novos projetos.
Vinha
A exploração está integrada na Região Vitivinícola da Península de Setúbal. Em 1986 optou-se pela instalação de 10 ha de vinha da casta Moscatel. Mais tarde, em 1999 aumentou-se a área de vinha com a plantação castas tintas, tendo atualmente a seguinte constituição: Moscatel (9 ha), Touriga Nacional (4 ha), Trincadeira Preta (2,5 ha), Castelão (1 ha), Touriga Francesa (3 ha), Aragonez (4 ha) e Syrah (1,2 ha).