Floresta

A floresta mediterrânea é caracterizada por verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. É este clima que proporciona as características excecionais da nossa floresta, cujo o crescimento é cuidadosamente acompanhado e conduzido pela equipa da Herdade, o que tem vindo a proporcionar um constante renovo espontâneo.

A floresta na Herdade de Gâmbia ocupa um total de 442 ha, é composta por excelentes exemplares de sobreiro, pinheiro manso, pinheiro bravo e eucalipto. Em Gâmbia as árvores apresentam grande porte e sanidade, o que denuncia uma paisagem natural, grandiosa e fantástica, pelo o que é conhecida a Herdade de Gâmbia.

Montado

 

O Montado de Sobro ocupa 317 ha,  tem uma idade aproximada de 100 anos, é mantido com a eliminação periódica de árvores improdutivas, com o devido controlo do mato com corta-mato, e apenas utiliza-se a grade de discos na abertura dos aceiros, para prevenção de incêndios florestais.

Em final de julho e princípio de agosto procedemos à extração da cortiça. Por motivos de uma eficaz gestão florestal o montado de sobro está seccionado, de modo a existirem cinco extrações em cada ciclo de nove anos.

1/1
Pinhal

 

O pinhal da Herdade é caracterizado na sua grande maioria por Pinhal Manso, ocupando cerca de 110 ha. Anualmente é efetuada a colheita mecânica da pinha, e como prevenção de incêndios florestais realizam-se as gradagens para controlo do mato. Após as periódicas desramas e desbastes procede-se à eliminação dos resíduos lenhosos com destroçadora.

Setores de Produção

Ligue-nos

265 938050

Encontre-nos

Rua da Liberdade

2910 - 219 Setúbal

  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon

Fotografias de Francisco Borba e Duarte Borba

©2020 Herdade de Gâmbia por Carlota Borba