Floresta

A floresta mediterrânea é caracterizada por verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. É este clima que proporciona as características excecionais da nossa floresta, cujo o crescimento é cuidadosamente acompanhado e conduzido pela equipa da Herdade, o que tem vindo a proporcionar um constante renovo espontâneo.

A floresta na Herdade de Gâmbia ocupa um total de 442 ha, é composta por excelentes exemplares de sobreiro, pinheiro manso, pinheiro bravo e eucalipto. Em Gâmbia as árvores apresentam grande porte e sanidade, o que denuncia uma paisagem natural, grandiosa e fantástica, pelo o que é conhecida a Herdade de Gâmbia.

Montado

 

O Montado de Sobro ocupa 317 ha,  tem uma idade aproximada de 100 anos, é mantido com a eliminação periódica de árvores improdutivas, com o devido controlo do mato com corta-mato, e apenas utiliza-se a grade de discos na abertura dos aceiros, para prevenção de incêndios florestais.

Em final de julho e princípio de agosto procedemos à extração da cortiça. Por motivos de uma eficaz gestão florestal o montado de sobro está seccionado, de modo a existirem cinco extrações em cada ciclo de nove anos.

Pontal de Musgos 2013
press to zoom
Tiragem do Pontal de Musgos 2013
press to zoom
Tiragem do Pontal de Musgos de 2013
press to zoom
Equipa de Tiragem 2013
press to zoom
Tiragem agosto 2013
press to zoom
Equipa Tiragem 2013
press to zoom
Montado de sobro Herdade de Gâmbia
press to zoom
Segundo dia da Pilha agosto 2013
press to zoom
Pilha de Cortiça 2013
press to zoom
1/1
Pinhal

 

O pinhal da Herdade é caracterizado na sua grande maioria por Pinhal Manso, ocupando cerca de 110 ha. Anualmente é efetuada a colheita mecânica da pinha, e como prevenção de incêndios florestais realizam-se as gradagens para controlo do mato. Após as periódicas desramas e desbastes procede-se à eliminação dos resíduos lenhosos com destroçadora.

Setores de Produção