Pecuária

O efetivo pecuário é alimentado maioritariamente com base nos recursos forrageiros produzidos na exploração, a partir de flora espontânea, característica do sob coberto de sobro e das várzeas. A principal preocupação consiste em manter em boas condições reprodutivas todos os efetivos.

Ovinos

 

A existência de ovinos na exploração data a 1945, estes são explorados essencialmente para a produção de leite.

O rebanho recolhe diariamente ao ovil durante a noite, é composto por 229 ovinos que acompanhados pelo pastor, percorrem diariamente o sob coberto do montado e os prados multianuais que ocupam 113 ha da Herdade. 

As ovelhas são de raça Lacaune, e cruzadas com Saloia, o que torna as nossas ovelhas excelentes produtoras de leite. O leite produzido é certificado para ser utilizado na produção de Queijo de Azeitão.

Bovinos

 

O efetivo  bovino existe desde 1990, iniciado com um grupo de 62 vacas Mertolengas registadas no livro genealógico da raça. É composto atualmente por 73 vacas Mertolengas e 3 touros, dos quais dois são da raça Charolesa e um da raça Blonde de Aquitaine.

Este efetivo é explorado em regime extensivo, e o cruzamento com estas raças tem como objetivo produzir carcaças mais pesadas e melhor conformadas, respondendo às exigências do mercado, para quando os vitelos são desmados aos 6 meses estejam prontos para venda.

Setores de Produção

Ligue-nos

265 938050

Encontre-nos

Rua da Liberdade

2910 - 219 Setúbal

  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon

Fotografias de Francisco Borba e Duarte Borba

©2020 Herdade de Gâmbia por Carlota Borba